Lei sobre Poda de Árvores é aprovada em Batatais

Aprovada no dia 13 de Novembro, a nova Lei regula sobre a poda de árvores no Município. A Lei, que recebeu número 3.506/2017, é um passo importante para Batatais que sofre há bastante tempo com podas feitas incorretamente. A partir de agora, não poderão ser removidos mais que 50% do volume total da copa; isso vai impedir que sejam feitas podas drásticas, o que é fácil de observar atualmente. Também fica proibida a poda utilizando instrumentos de impacto como facões, podões e machados, que podem danificar a árvore e comprometer seu desenvolvimento.

Boas práticas na hora da poda devem ser consideradas também, pois em seu primeiro artigo a Lei trata da poda com princípios técnicos, ou seja, de maneira responsável e com cuidados aos vegetais, na melhor época do ano, com cuidado para não danificar a árvore etc. É necessário que os moradores compreendam que a árvore é um ser vivo, que ela solta folhas, flores e frutos e que isso não é lixo ou sujeira; compreendam que é necessário dar manutenção em suas calhas e não fazer a poda drástica ou pedir o corte de uma árvore pois as folhas caem no telhado; compreendam que não são todas as árvores que podem ser plantadas na calçada, pois cada uma tem um tipo de desenvolvimento que pode comprometer a fiação, a calçada e os encanamentos.

Isso faz parte de uma educação ambiental adequada ao Município. Se você tem dúvidas como quais árvores pode plantar, como fazer o plantio, como fazer a poda, quando fazer a poda ou outras deste tipo, procure a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Batatais. Estamos localizados na Avenida Doutor Chiquinho Arantes, nº 301, no Centro. Nosso telefone é 16.3761.0880.

Enquanto não há um manual de poda local, sugerimos que todos que desejem se aprofundar nos estudos sobre manutenção das árvores, acessem o manual de podas da Prefeitura da cidade de São Paulo, que consideramos bem elaborado. Para fazer o download, clique no link https://goo.gl/4j7Gud . A nova Lei pode ser acessada pelo site da Câmara Municipal de Batatais, no link http://www.camarabatatais.sp.gov.br/legislacao-municipal/lei-3506/ .

Fonte: Prefeitura de Batatais.

Comentários

Captha *